Uma fila de mais de três quilômetros, com carros, motos, ônibus e caminhões, se formou na BR 010, no dia 20 de Março, devido a uma cratera aberta na pista próximo a cidade de Aurora do Pará.
O período de chuvas em todo o território brasileiro é muito complicado e no Estado do Pará, mesmo que os relatos não demonstram, até hoje, uma catástrofe devido às chuvas, sempre há situações desagradáveis para a população que vive às margens de Rios, como é o caso dos moradores em Marabá (sudeste do Estado) e habitantes próximos a canais ou a áreas muito baixas dentro das grandes e médias cidades, como é o caso da própria capital do estado, Belém do Pará.
No ultimo final de semana quem sofreu com os resultados causados pela chuva ou pela má qualidade do trabalho feito nas vias federais, foram os motoristas e passageiros que trafegaram pela BR 010 no período das 14:00 às 17:10 horas do domingo (20/03), no trecho entre as cidades de Mãe do Rio e Aurora, ambas no estado do Pará.
O problema começou por volta das 14:00 horas quando o asfalto cedeu abrindo um buraco que interditou as duas faixas da pista, deixando espaço apenas para veículos pequenos trafegarem. O local do incidente fica a 300 metros da cidade de Aurora do Pará e passa um rio por baixa da BR em manilhas o que impossibilitou o desvio de carros por um possivel e provisório acostamento.
Segundo alguns motoristas, a policia rodoviária federal chegou ao local 30 minutos após o asfalto ceder e logo interditou a via, pois alguns veículos pequenos insistiam em passar pelo local, como relata o motorista Alexandre, um dos primeiros a parar no local: “Quando eu cheguei aqui os carros pequenos estavam todos passando e ai eu falei pro guarda interditar tudo, porque se não nós ia ficar aqui a noite toda, porque pra caminhoneiro ninguém dá importância. O direito tem que ser igual, se nós vamos ficar aqui, porque que os carros pequenos tem que passar deixando pior ainda a pista?”
A polícia rodoviária federal relatou que apesar da grande quantidade de carros, tudo estava tranqüilo e logo a pista estaria liberada, pois o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrurura e Transporte, já estava trabalhando para a liberação. Segundo funcionários do DNIT, que conforme os motoristas chegou ao local após 3 horas, o motivo que provocou a abertura do buraco só será descoberto após uma análise mais detalhada do local, que será feita em outro dia. Para eles a prioridade naquele momento era de aterrar o buraco para fluir o transito. O responsável pela equipe, que não quis dar detalhes, disse que, provavelmente, o transtorno foi causado pela quebra de manilhas em baixo da pista.
Com o aterro provisório da pista, às 17:10 horas e administração da PRF, foi liberado o trafego em um dos lados da rodovia para alívio de todos os caminhoneiros os quais já estavam preocupados com as cargas dos caminhões e tristeza de alguns mototaxistas que já estavam faturando com a indicação de locais alternativos para passagem dos motoristas de carros de passeios.
Para motoristas, como eu, que sempre está passando nesse trecho, fica a torcida para que incidentes como este não aconteça com freqüência e que os responsáveis pela via estejam mais atentos aos pontos críticos da BR 010.
Acredito que há como identificar os locais que tendem a se transformar em um problema maior. Conversando com os motoristas no local, percebi os desgostos e preocupação com alguns trechos da BR. Para eles é muito desgastante e caro dirigir por vias onde há buracos, falta de sinalização e acostamento.
É preciso antecipar ao problema para que acidentes graves não venham acontecer. Imagina essa cratera aberta a noite e um veículo sem perceber caia nela.
Governos preservem nossas vidas, pois é para isso que pagamos vocês
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